ESCOLA DE AMERICANA DESENVOLVE PROJETO DE LEITURA EM PARCERIA COM A GAMA.
Escola de Americana desenvolve projeto de leitura em parceria com a Gama.
Uma parceria entre a Secretaria de Educação, por meio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Darcy Ribeiro, e a Guarda Municipal de Americana (Gama) incentiva a prática da leitura entre os estudantes da unidade escolar e seus familiares.
O projeto “A Leitura Liberta - EMEF Darcy Ribeiro e Guarda Municipal de Americana: Um Olhar para o Social” foi iniciado segunda-feira (10), com o envolvimento da equipe escolar e dos guardas civis municipais - entre eles, um escritor.
A proposta foi idealizada pela professora Márcia Silva Vicente, responsável pela sala de leitura da escola, em parceria com os Guardas Civis Municipais Alessandro Paz, Almeida, Nicolete e Cleiton. O objetivo do projeto é incentivar o hábito da leitura entre estudantes dos 5º anos, proporcionando atividades lúdicas e educativas que estimulem o interesse pelos livros, o desenvolvimento da interpretação de textos e o envolvimento familiar no processo de aprendizagem.
A ideia surgiu da necessidade de fortalecer o vínculo dos estudantes com os livros e a importância do trabalho da Guarda Municipal além da segurança, tornando a biblioteca um espaço mais dinâmico e atrativo. Além disso, o projeto busca envolver as famílias no processo de incentivo à leitura, promovendo uma experiência mais rica e significativa para os estudantes.
A metodologia de trabalho prevê o diagnóstico inicial com relação aos interesses de leitura, avaliação do acervo da sala de leitura da escola, rodas de leitura com a participação ativa dos GCMs, encontros de leitura com a família e compartilhamento de experiências por meio de dinâmicas e bate-papos educativos.
“Contamos com o apoio dos pais para incentivar seus filhos a lerem os livros indicados e acompanharem esse processo tão importante para o aprendizado”, destacou o GCM Alessandro Paz, que também é escritor.
O projeto será desenvolvido durante todo o ano letivo e, para sua conclusão, os estudantes que demonstrarem maior envolvimento e evolução no hábito de leitura serão reconhecidos pela comunidade escolar.