Conheça um pouco mais sobre a história da Guarda Municipal de Americana, desde a sua origem, seus feitos heróicos e acompanhe o crescimento desta corporação que já faz parte da história do nosso município.

ONDE TUDO COMEÇOU

 Guarda Municipal de Americana
 
A Guarda Noturna de Americana começou em meados de 1943, a partir de um ideal em comum, dos senhores Antônio Romeu Cordenonsi, João Miguel Honsi e João Testa Basso. Na época este município contava com apenas algumas ruas, sendo elas: Trinta de Julho, Fernando de Camargo, 12 de Novembro e a Avenida Dr. Antônio Lobo, todas situadas ao redor da estação ferroviária.
 
 

QUATRO NOMES IMPORTANTES

                          João comelato
Através de colaborações financeiras depositadas por membros do comércio, da população local e outras instituições, quatro homens eram remunerados a fim de efetuarem a ronda noturna: AB Quirino, Alberto C, José S. Campos e João Comelato, o mais antigo deles a prestar este valoroso serviço.
Eram fiscalizados pela Delegacia de Polícia local, onde possuíam uma pequena sala para guardar seus pertences.
  

  LEI MUNICIPAL DE Nº 596

Assim transcorreram-se vários anos, quando em 10 de Julho de 1964, foi criada a lei municipal de nº 596, que estabelecia a criação da Guarda Noturna Municipal, com sede neste município.
 

1º CONSELHO DELIBERATIVO

No ano de 1966, foi empossado o 1º Conselho Deliberativo desta Guarda composto pelos senhores: Antônio Romeu Cordenonsi, João Testa Basso, João Miguel Homsi e Wlademir Otero. Também nesse ano foi realizado o 1º Concurso Público de Guarda Noturno Municipal.
 

SAUDOSO CABO BARBOSA

Em 1974 assumiu o cargo de instrutor de policiamento o Cabo Barbosa, que permaneceu no cargo até o ano de 2004, assumindo por duas ocasiões o cargo de diretor presidente, sendo que no ano 2004, por motivo de saúde veio afastar-se de suas atividades, vindo a falecer neste mesmo ano.
 

DESARMAMENTO DA GUARDA

Em 11 de setembro de 1975, por determinação do Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, a Guarda Municipal de Americana foi desarmada, provocando um descontentamento geral, tendo seu efetivo remanejado para atuar em postos fixos durante dois anos.
 

REARMADA DE 79

Rearmada em 1979 com muito esforço da comissão composta pelos ilustríssimos senhores: Vereador Abelardo Fonseca Neto, Empresário Carrol Meneghel e o Presidente da Associação Comercial, Braz Rosolém, instaurada pelo Prefeito da época, o Sr. Doutor Waldemar Tebaldi, voltou às suas atividades normais no comando do então Diretor Sr. Carrol Meneghel.
 

ÁREA AZUL

Por volta de 1979 criou-se o grupo de monitoras de Área Azul, baseado na lei municipal de nº 1679.
 

PARA ATENDER MELHOR

Para melhor atendimento à população foram criados postos comunitários, sendo o primeiro entregue ao bairro Antônio Zanaga (Posto 01).
 
E em 1986 devido ao descontentamento de quase uma centena de guardas, com a conduta da atual direção, ocorreu uma greve que terminou com a demissão da direção e de alguns guardas.
 
No ano de 1987 foi implantado o patrulhamento com motocicletas, onde foram adquiridas seis motocicletas de 125 cilindradas.
 
 

PROTETOR E AMIGO

Em 1990 a sede da Rua Washington Luiz foi transferida para a antiga rodoviária, onde o então diretor, Sr. Zair Sturaro, juntamente com outros guardas colocou a "mão na massa" para adequar as novas instalações. Sob o seu comando foi inserido ao símbolo da corporação o dístico: "PROTETOR E AMIGO", implantou também dentre outros programas de trabalhos eficazes, as famosas cancelas que obtiveram resultados muito satisfatórios, sendo matérias de grandes jornais e revistas no Brasil.
 

AMERICANA INTEGRA O SISTEMA NACIONAL DE TRÂNSITO

 
Em 30 de Agosto de 1991 Americana sedia o II Congresso Nacional de Guardas Municipais e nos anos de 1995 e 1996 foram construídas guaritas nas principais entradas da cidade.
 
Em 1998, sob o comando do Capitão Sr. Luiz Antônio Crivelari da Polícia Militar em Americana foi mudado o símbolo da nossa Guarda e no mesmo ano, com advento do Código Trânsito Brasileiro, Lei Federal de nº 9.503 de 23/09/1997, o município de Americana passou a integrar ao Sistema Nacional de Trânsito. Em vista disto, foi criado o primeiro grupo de Agentes de Trânsito, surgindo assim a ROTRAN, composta por guardas civis municipais nomeados pelo prefeito através de decreto.
 
Compete aos agentes de trânsito a fiscalização, monitoramento e autuação no que tange parada, circulação e estacionamento de veículos de motoristas infratores.
 

E A EVOLUÇÃO NÃO PARA

Em 2000 foi criado um grupo diferenciado de elite denominado ROMEP (Ronda Ostensiva Municipal Especial Preventiva).
 
Foi criado o Grupo de Instrutores de Armamento e Tiro passando assim a ter em seu quadro, guardas para ministrarem instruções de tiro. Surge também, o Hino da Guarda Municipal de Americana, composto pelo Sr. Oséas Sass, lei municipal nº 3510 de 2000, iniciando os trabalhos de resgate histórico da corporação.
 
Já em 2001, no comando do Sr. Belchior da Silva, retorna o antigo símbolo que sofre pequenas alterações e começa a troca de armamentos, onde são adquiridas pistolas semi-automáticas, calibre .380 ACP.
 

SALVO CONDUTO

Em 2003 foi instituída a Lei Federal n° 10.826, conhecida como Estatuto do Desarmamento, que limitava o porte de arma aos guardas municipais somente em serviço. Diante dessa situação o Meritíssimo Senhor Juiz de Direito Dr. André Carlos de Oliveira, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Americana – SP, sabedor dos riscos que os guardas municipais têm devido às atividades que desenvolvem, sabiamente concede Salvo Conduto, autorizando os guardas municipais de Americana a portarem armas de carga da corporação, durante 24 horas, essa decisão foi confirmada pelo Tribunal de Justiça – SP.
 
 

GRUPO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

O GPA (Grupo de Proteção Ambiental) foi instituído pelo Decreto Municipal nº 6.546, de 02 de Julho de 2005, sendo seus integrantes, GCMs – Guardas Civis Municipais, selecionados através de concurso interno.
 
 

UMA GUARDA MODELO

A GAMA, como é comumente chamada desde o início, é considerada Guarda modelo no país, sendo visitada por representantes de Guardas Municipais de diversos municípios do país, inclusive de outras instituições de Segurança Pública como a Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal e Exército.
 
 

SR. SEBASTIÃO JORGE GERALDO

No dia 10 de janeiro de 2005 foi nomeado pelo então Diretor da GAMA, Sr. Nelson Benoti, o primeiro Inspetor de carreira da Guarda a Instrutor de Policiamento, cargo máximo na hierarquia, Sr. Sebastião Jorge Geraldo.
 
Neste mesmo período termina a primeira fase da construção do GRÊMIO da GAMA, já podendo ser utilizado por guardas associados e seus dependentes.
 

RENOVANDO A FROTA E OS PADRÕES

Em dezembro de 2005, são adquiridos três veículos e mais treze através de um sistema inovador de locação, renovando-se assim toda a frota de viaturas, que já vieram com novo padrão, o qual foi estabelecido através de representantes de diversas Guardas Municipais (Câmara Temática da Região Metropolitana de Campinas).
 
 

TODOS A FAVOR DA GAMA

Em 23 de fevereiro de 2006, houve um encontro de guardas municipais, onde o Presidente da AGMESP (Associação das Guardas Municipais do Estado de São Paulo), Carlos Alexandre Braga e o Secretário de Segurança Pública do município de Santa Bárbara D'Oeste o Sr. Zair Sturaro, utilizaram a tribuna da Câmara Municipal de Americana, oportunidade em que todos os vereadores presentes, exceto o autor dos projetos se manifestaram em favor da GAMA na continuação do trabalho no Trânsito, devido a entendimento por parte do vereador de Americana o Sr. Luís Antonio Crivelari, de que os agentes de trânsito da GAMA, estariam em desacordo com a lei vigente no país, autor de projetos que motivaram manifestos favoráveis à continuidade dos agentes no mister a que foram nomeados.
 

GARANTIA DE CONTINUIDADE

No dia 09 de maio de 2006, a Prefeitura de Americana solicitou ao Juiz da 3ª Vara Cível o Meritíssimo Sr. Dr. Rodrigo de Castro Carvalho, liminar que garantia a continuidade dos trabalhos de fiscalização de trânsito, feita por guardas municipais nomeados como agentes de trânsito, que foi concedida no dia 24 do mesmo mês.
 
 

GUARDA E COMUNIDADE

No dia 12 de março de 2006, vai ao ar o primeiro programa de televisão da GAMA, exibido pelo canal 21 da TV Vivax, o Programa "Guarda e Comunidade" é apresentado pelo Inspetor Alves, tem duração de meia hora e é apresentado todos os domingos às 20h00 com reapresentação as quartas-feiras às 15h30min.
 
Trata-se de um programa social e informativo dos trabalhos desenvolvidos por patrulheiros da Guarda Municipal.
 

REESTRUTURAÇÃO OPERACIONAL

A Guarda Municipal de Americana foi reequipada durante a gestão do ilustríssimo Senhor Diretor Presidente, Dr. Nelson Benoti, onde além da aquisição das viaturas citadas anteriormente, foram adquiridos durante o ano de 2006 através de licitação, 97 coletes balísticos, 40 pistolas semi-automáticas calibre 380, 1.800 munições para calibre 38 e 4.500 cartuchos 380, 10 escudos e 10 capacetes anti-tumultos, bem como mais duas viaturas tipo Blazer, renovando assim, a frota da ROMEP.
 
 

1º CONVÊNIO ENTRE A GUARDA E O SENASP

Ainda na mesma gestão, foi firmado o 1º convênio entre a Guarda Municipal de Americana e a Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP. Com o convênio, a GAMA recebeu mais 04 viaturas tipo Pálio, totalmente equipadas com rádio e giroflex, além de uma verba de R$ 108.400,00, destinados à compra de 40 rádios HTs e 06 estações fixas de base, 06 computadores, 02 impressoras lasers, 01 projetor multimídia, 01 notebook, 06 sistemas operacionais Windows e 06 softwares anti-vírus, 40 coletes balísticos, 175 capas de chuva, 90 coturnos e cursos de capacitação voltados para atividades sócio-pedagógicas, curso de uso legal e progressivo da força, da arma de fogo e defesa pessoal e curso de ordenamento no trânsito.
 

NOVO CONVÊNIO - POLÍCIA FEDERAL

No dia 26 de março de 2007 foi firmado convênio com a Polícia Federal que regulamenta o Porte Funcional de todos os Guardas em acordo com a Lei 10826/03 a qual foi regulamentada pelo Decreto Federal 5123/04.
 
 

MODERNIZANDO O OPERACIONAL

 
No mês de maio de 2009 houve uma conquista importante através de convênio firmado com o Ministério da Justiça que autorizou a GAMA efetuar pesquisa sobre procedência de veículos e dados da vida criminal de indivíduos, através do Sistema INFOSEG, otimizando assim, o trabalho operacional.
 

IMPLANTAÇÃO DO CANIL DA GUARDA

Em 2009 implantou o Canil, instituído pela Lei nº 4,927 de 22 de dezembro para auxiliar no patrulhamento, além de outras operações tais como: como detecção de drogas, busca e resgate, eventos educacionais e recreativos.
 
 

1° PELOTÃO DE EFETIVO FEMININO

Em fevereiro de 2010 são convocados 50 novos GCMs e implantado o 1° Pelotão Feminino composto inicialmente por 20 GCMFs que concluíram o Curso de Formação em outubro de 2010.
 
 

APROXIMANDO O ENSINO A DISTÂNCIA

Pela primeira vez na história, a Guarda Municipal de Americana disponibiliza aos patrulheiros acesso aos cursos de ensino à distância (EAD) oferecidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), disponibilizando uma central com diversos computadores.
 
 

INVESTIMENTOS PARA MELHORAR AINDA MAIS

 
Em 11 de junho durante a comemoração do 67° aniversário da Guarda Municipal , foi anunciado investimentos para ampliar os serviços prestados pela GAMA.
 
 
Dentre os investimentos, está a convocação de novos 60 GCMs e 20 GCMFs; a aquisição de novos armamentos, inclusive espingardas calibre 12 e armamentos menos letais, além da aquisição de veículos tipo Blazer, utilizadas para patrulhamento do Comando, Canil e na Ronda Municipal Especial Preventiva (ROMEP).
 
 

O CRESCIMENTO DA SUA SEGURANÇA

Em 2011 foram convocados 60 guardas civis municipais masculinos e 20 guardas civis municipais femininos.
 
Atualmente a Guarda Municipal tem um efetivo de 400 funcionários entre o pessoal operacional e administrativo.
 
 

COM OS OLHOS NO FUTURO

Com uma visão de empreendedorismo voltada para a modernidade a Guarda Municipal de Americana foi a pioneira em implantar Bases Móveis de Vídeo monito ramento, que são veículos equipados com câmeras speedome capaz de filmar e gravar as imagens num ângulo de 360 º e tecnologia 3G permitindo um rápido acesso a banco de dados.
 
 

MELHORIAS PARA GPA

Em 2015 foi adquirido um veículo mais adequado para atuação do Grupo de Proteção Ambiental. Uma caminhonete com preparação para transitar em locais de difícil acesso, como as matas, facilitando o trabalho de fiscalização dos Patrulheiros.
 
 

IMPLANTAÇÃO DO BIKE PATRULHA

Americana lança o projeto Bike Patrulha da Guarda Municipal. O projeto Bike Patrulha foi lançado oficialmente no dia 13/10/2015. Criado para aproximação dos guardas com a rotina da população e dos comerciantes, auxiliando no contato do dia a dia, oferecendo mais tranquilidade aos consumidores.
 
 

PARTE DA HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

Assim, foi narrada uma parcela da trajetória da GAMA que hoje, inegavelmente, faz parte da História do Município.
 
Os serviços da Guarda Municipal de Americana consiste em priorizar a tranqüilidade da população, atendendo com rapidez e eficiência, sendo assim fica claro o lema que usamos:
 
"GUARDA MUNICIPAL – PATRULHEIRO, PROTETOR E AMIGO ".
 

Na proteção desta grande cidade,
Avante, destemida, eis a guarda,
Que triunfante desponta, na missão no combate.
Das forças que inflamam a maldade,
Eis a guarda a banir,
Dia e noite, sol ou chuva, a guarda vai lutar.

Com vibração, lealdade, nosso lema é servir.
Obediência às cores e a farda sempre honrar.
Americana tem a sua frente uma guarda de valor,
Que não teme a morte no calor da sua missão.

A nossa força está no ideal,
De trabalhar sem nunca vacilar,
Que a conquista é certa, que o dever é cumprido.
No coração há grande interesse de guardar este chão,
enfrentando o perigo com coragem e fé.

Com vibração, lealdade, nosso lema é servir.
Obediência às cores e a farda sempre honrar.
Americana tem a sua frente uma guarda de valor,
Que não teme a morte no calor da sua missão.

Oséias Sass
Letra - Musica - Arranjo
20 Dez 1999

Juramento dos Guardas Municipais de Americana

"Juro, pela minha honra,
que farei uso de todos os meus esforços
no cumprimento dos deveres de Guarda Municipal,
cumprir rigorosamente as ordens
das autoridades a que estiver subordinado
à manutenção da ordem pública e à segurança da comunidade
exercendo minha função
com caráter e coragem e se necessário,
com o sacrifício da própria vida".

Copyright© 2015 Guarda Municipal de Americana | Todos os direitos reservados.

pandaweb